Padam Padam

"Padam Padam"
Padam Padam
Single de Kylie Minogue
do álbum Tension
Lançamento 18 de maio de 2023 (2023-05-18)
Formato(s)
Estúdio(s)
  • Neverland (Londres, UK)
  • Infinite Disco (Londres, UK)
Gênero(s)
Duração 2:46
Gravadora(s)
Composição
Produção Lostboy
Cronologia de singles de Kylie Minogue
"Kiss of Life"
(2020)
"Tension"
(2023)
Vídeo musical
"Padam Padam" no YouTube

"Padam Padam" é uma canção da cantora australiana Kylie Minogue, lançada em 18 de maio de 2023 pela BMG Rights Management e pela empresa de Minogue, Darenote, como o primeiro single de seu décimo sexto álbum de estúdio Tension (2023).[4] Foi escrita pela cantora e compositora norueguesa Ina Wroldsen junto com seu produtor Lostboy.[5] Musicalmente, "Padam Padam" é uma canção dance-pop e synthpop que incorpora elementos de música eletrônica e som do Leste Europeu. Liricamente, aborda o tema do encontro sexual, sendo o título uma onomatopeia para uma batida de coração.

"Padam Padam" recebeu elogios da crítica musical, com muitos elogiando seu gancho e seu refrão e o consideraram como a faixa mais forte de Tension. Venceu o Grammy Award de 2024 para a Melhor Gravação Pop Dance, sendo que essa categoria é uma das novidades da edição de 2024 da premiação.[6] Esta foi a segunda vez que Minogue foi agraciada com um Grammy Award, tendo a primeira vez acontecido quando "Come Into My World" (2002) foi galardoada com o prêmio de Melhor Gravação Dance, em 2004. Venceu também como Gravação do Ano no Las Culturistas Culture Awards e Melhor Lançamento Pop no ARIA Music Awards de 2023. Várias publicações musicais, como Billboard, The Guardian, The New York Times, Rolling Stone e Variety, colocaram "Padam Padam" em suas listas de Melhores Músicas de 2023.

Obteve um desempenho comercial positivo, atingindo a liderança em Israel, os cinco primeiros na Croácia e os 10 primeiros na Irlanda e no Reino Unido, dando a Minogue um single entre os 10 primeiros em cinco décadas consecutivas, dos anos 1980 a 2020, nos dois últimos países. Em outros lugares, a música alcançou o top 20 na Austrália e na Holanda, alcançando também posições na Bélgica, Canadá, Hungria, Rússia e Polônia, bem como em paradas de componentes na Argentina, Chile, Colômbia, El Salvador, Alemanha, Guatemala, Nova Zelândia e Estados Unidos. Foi certificado ouro pela Australian Recording Industry Association (ARIA), British Phonographic Industry (BPI) e Pro-Música Brasil (PMB).

O videoclipe que acompanha foi filmado em Los Angeles, Califórnia, e foi dirigido pela cineasta britânica Sophie Muller e lançado no mesmo dia da música.[7] Foi inspirado visualmente nas obras de The Man Who Fell to Earth (1976) e elementos da cultura americana. Minogue fez várias apresentações ao vivo para promover "Padam Padam" no Reino Unido e na América do Norte. Desde o seu lançamento, "Padam Padam" tornou-se um fenômeno viral e foi reconhecido por publicações notáveis por seu significado cultural na cultura pop. Foi apelidado de hino pela comunidade LGBT e tocado em paradas do orgulho gay. Além disso, o sucesso da faixa foi creditado como pioneiro em preencher a lacuna geracional entre o público mais jovem e os artistas maduros por meio das redes sociais e do airplay.

  1. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome SG
  2. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome OCC
  3. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome PN
  4. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome PP
  5. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome RS
  6. «She Did It! Kylie Minogue Wins Her First GRAMMY in 20 Years Thanks to 'Padam Padam'». That Grape Juice (em inglês). 4 de fevereiro de 2024. Consultado em 4 de fevereiro de 2024 
  7. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome Music

© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search